Re: Xfree86

Em Mon, 10 Mar 2003 13:10:46 -0300
"juliano" <judato@pop.com.br> escreveu:

> Questionamento.
> Já tentei configurar o xfree86 usando:

[corta]

> => dpkg-reconfigure xserver-xfree86 -> simplesmente existe opções de
> mais q nem sei como completa-las, exemplo "please enter the video
> card's bus identifier" coloquei AGP:0:16:0. Creio q AGP seja o slot e
> creio q 16 é o irq e o q será os dois zeros????

Eu normalmente não coloco nada, só teclo enter nessa questão e nunca
tive problemas.

> => Instalei os pacotes: nvidia-glx-src_1.0.2880-3_i386.deb e
> nvidia-kernel-src_1.0.2880-1_i386.deb , no dselect. E nada aconteceu
> de novo. O startx e o startKDE. não funciona. Continua instalado.

  Infelizmente não tenho uma placa dessas, não posso ajudar muito. Mas
há muitas mensagens sobre esse assunto no histórico da lista. Faça uma
busca lá, com certeza vai achar algo.

> => Configurar na mão o arquivo /etc/X11/XF86Config-4 ai surgiram
> algumas dúvidas:
> Será q basta apenas fazer as alterações q ao termino da gravação as
> mudanças são atualizadas. Não é preciso fazer mais nada.

  Reiniciar o X, só isso.

> Em alguns campos não sei pra q servem e tb não sei as opções( como
> obter-las??):

  A maior parte das dúvidas que você expôs pode ser resolvida olhando a
página de manual de XF86Config-4

> Descrição do meu arquivo atual XF86Config-4:
> Section "InputDevice"
> Identifier	"Generic Keyboard"
> Driver		"keyboard"
> Option		"CoreKeyboard"

[corta ]
Para teclado abnt2, normalmente desabilito as opções XkbRules, XkbModel
e XkbLayout (colocando um # no início da linha em que a opção é
especificada). Apenas incluo na mesma seção uma linha         Option
     "XkbKeymap"     "xfree86(br)"

> Section "InputDevice"
> Identifier	"Configured Mouse"
> Driver		"mouse"
> Option		"CorePointer"
> Option		"Device"		"/dev/psaux"
> Option		"Protocol"		"PS/2"
> Option		"Emulate3Buttons"	"true"
> EndSection

[corta]

> Meu mouse é um 3 botões ps/2. Será q esta certo.

Desabilite a opção Emulate3Buttons. Ela é pra emular 3 botões em mouses
de 2 botões apenas.

> Section "Device"
> Identifier	"Gforce"
> Driver		"nv"
> BusID		"AGP:0:16:0"
> Será q isso ta certo??

  Essa linha BusID tem mais importância em caso de usar 2 monitores. Pra
casos normais, pelo que sei, não tem muita importância. A linha do
Driver faz toda diferença.

[corta]

> Section "DRI"
> Mode	0666
> EndSection
> Nem faço idéia pra q serve isso???

Aceleração gráfica. Veja /usr/share/doc/xserver-xfree86/README.DRI.gz

> Grato pela atenção novamente. Por favor me ajudei, pois não sei o q
> mais fazer ou mais claramente o q apelar.

Até mais.

--
Paulo R. Ormenese
GNU/Linux User #200782