[OT] Re: Linux X *BSD

On Fri, Mar 07, 2003 at 05:56:29PM -0800, Paulo Górgias wrote:
> pessoal estou com uma duvica, hoje estive conver?ando
> com um amigo e ele tentou de todas as formas me
> convencer a usar o OpenBSD a Linux, sengundo ele e
> muito melhor gostaria de saber a opini?o de voc?

Já usei OpenBSD. Gostei muito, ele é um sistema rápido, estável e muito,
muito seguro. Entretanto, deixei de usá-lo por causa de um probleminha
que já afetou o Linux no passado: a falta de aplicativos para ele. Se
você for usar o OpenBSD em um servidor, é a melhor coisa que você faz.
Para servir web, smtp, ftp, dns e tudo o mais que vier pela frente, o
OpenBSD é ótimo. Entretanto, se você for usar em uma máquina desktop, eu
sugiro que você use um Linux. Aí você terá Java, Mozilla, OpenOffice...
sem contar que, hoje em dia, muitos softwares são desenvolvidos
exclusivamente para Linux. Além disso, um Linux pode ser tão seguro
quanto o OpenBSD, apenas dá um pouco mais de trabalho, já que
normalmente as distros Linux priorizam a facilidade/comodidade de uso
sobre a segurança.

Para nos ajudar na discussão, você poderia nos informar quais os
argumentos que seu amigo usou para defender o baiacu (o mascote do OpenBSD
é um baiacu, peixe extremamente venenoso...), e os contra-argumentos que
você deu a ele.

Lembro que esta lista é sobre Debian, então a discussão é fora de tópico
aqui, embora possa ser instrutiva e útil. Ao menos estamos comparando
dois Sistemas Operacionais de verdade...

Abraços,
Zé

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org