Re: Duvidas sobre NAT

On Fri, Mar 07, 2003 at 07:27:53PM -0300, Leandro Godoy wrote:
> Pessoal,
> Tenho um acesso a internet via ADSL num modem Router. Instalei o Debian
> em um micro que será o servidor com duas placas de rede: uma para o
> modem e outra para o hub da rede interna.
> Da eth0 (via dhcp) que liga no Router recebo um ip não válido
> 192.168.1.0/24 e o range da rede interna é 10.10.10.0/24.
> O servidor está com conexão a internet funcionando.
> 1) Como faço uma regra para que os micros da rede interna possam acessar
> a internet via servidor, no iptables?
> 2) Como deve ficar a tabela de rotas das estações? Qual deve sera rota
> [...]

Resposta curta:

----
modprobe iptable_nat
iptables -t nat -A POSTROUTING -o [interface q está conectado o ADSL] -j MASQUERADE
echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
----

porém eu não faria isso em um servidor meu. O ideal é tentar fazer um
roteador com firewall. Para isso, /usr/share/doc/iptables/html ajuda um
bocado...

Meu primeiro guia na net foi www.ipmasq.cjb.net ... pode dar uma olhada lá,
q tem algumas coisas bem interessantes, como exemplos de firewall.

Sorte!
Danilo