Analizador de hardware

Olá pessoal, alguem sabe de alguma ferramenta para dar um checagem no
hardware, ver se nao tem algum problema etc... bla bla bla.. ??
antigamente tinha umas ferramentas de benchmark etc. no DOS hehehe a muiiito
tempo atras da pclabs se eu nao me engano que fazia isso...

aki eu trabalho bastante com velharias rodando linux, aí sempre tem uma que
incomoda... e até axar o problema não é facil.. é uns 486's e uns pentiuns
para servidores wireless (radio).

por ex: memoria tem o memtest86 que testa as mesmas...

[]s
gd