Opniao sobre ferrametas de IDS

Pessoal,
Quero uma opinião de vocês!!
Atualmente utilizo aqui nos servidores (Debian é claro) a dupla
Snort+Guardian, lstat(autidor de arquivos), chkrootkit (verifica
rootkits) e john the ripper(para testar as senhas), alem do firewall e
proxy. No entanto não estou satisfeito com o Snort+guardian e gostaria
de uma outra solução:
Snort+Acid não serve pois não quero mysql, apache e php no servidor.
Portsentry não funcionou direito, ou eu não soube configurar.
Psad é uma solução interessante, mas precisa do firewall para funcionar.
Qual outra ferramenta de IDS posso por a trabalhar junto com o Snort e
que me gere relatorios e faça bloqueio via regra de firewall ou
host.deny?

Caso opte pelo Portsentry, alguém conhece algum script, já pronto, que
possa usar para gerar um contra-ataque?

Abraços

Leandro Godoy
Analista de Produção - Projeto AES Sul