Modificar arquivo txt no Vi / tutorial shell script

Galera, Bom Dia,

Eu estou usando um programa que gera relatorios em txt delimitado por pipe
( | ), são gerados 85 desses arquivos onde os nomes são padronizados da
seguinte forma:

CC_XXXXXXXXXXXX_Rel_TP_20030225184037_1.txt
CC_XXXXXXX_Rel_TP_20030225182934_1.txt

Os numeros no final significa data e hora que esse relatorio foi gerado e os
"X's" é o nome do banco de dados que estou trabalhando.
Meu problema é que o nome do banco não consta no relatorio e portanto
preciso adicionar o XXXXXX(seguido do pipe) no inicio de todas as linhas
para que um usuario no windows possa importar direto no access sem problemas
(dessa maneira eu posso dar cat * >> relatorio_completo.txt e ele geraria um
arquivo que poderia ser importado de uma vez só e com a coluna "extra"
referenciando o banco de origem de cada registro).
Tenho certeza que isso deve ser facil mas sem conhecimento de shell script
fica dificil :-/. então minhas perguntas são:

1 - Onde eu encontro um bom tutorial sobre shell script em portugues? (O
google é meu amigo mas to precisando urgente se tiverem um facil em mãos
agradeço =)
2 - Na pior das hipoteses se eu precisar editar os 85 (114.... mas de 85
bd..... só pra constar) relatorios 1 a 1 como poderia faze-lo pelo Vi??
3 - Se não tiver outro jeito qual programa eu poderia usar?? (pode ser
programa para linux ou windows.... )

Agradeço qualquer ajuda e desculpem pela "leiguice" =)