Re: Permissão de escrita em /var/www

addgroup www

chgrp www /var/www
chmod g+s /var/www

(esse último faz com que todos os arquivos criados lá pertençam ao grupo
www mesmo se o usuário não pertencer a este grupo)

para adicionar um usuário ao grupo www

adduser usuario www

por fim, ensine seu usuário a dar permissão de leitura e escrita para
grupo nos arquivos que ele criar com o cliente de ftp dele, ou mude
o umask do servidor ftp para dar permissão de leitura escrita pro
grupo por default, mas em geral o default é deixar só leitura.