Re: Estrutura da Rede !!!HELP!!!

On Mon, Feb 17, 2003 at 10:57:11PM +0000, Daniel Costa wrote:
> Oi Pessoal,
>
> Eu estou a pensar montar uma pequena rede numa Pequena Empresa (Vamos ver se
> sou capaz :-)), e vai ter de ter um router e "injectar" a o acesso via ADSL
> na rede e um Firewall. Agora a minha ridicula quest?o ?: Qual a estrutura?
>
> 1?: O Firewall pode ficar na mesma maquina que vai fazer de router?
>
> 2?: Se n?o, o que ? que ponho com acesso directo a net? o firewall para
> proteger toda a rede incluindo o router ou o router para mandar a net para a
> rede a passar pela firewall?

> [...]
E o Debian com isso? Seu ruindow$ 2000 é servidor de quê?

Se você tiver recursos (máquinas sobrando), o ideal é que o firewall
seja uma máquina separada, colocada entre sua rede e a Internet. Você
poderia ter uma máquina (atrás do firewall) funcionando como
proxy/roteador. E se você quer segurança e estabilidade, tire o Ruindow$
e coloque um *nix (qualquer um, pode ser até Debian! É de graça!)

Onde é que você pesquisou? Tentou o www.tldp.org? Tem uma seção em
português (com a bandeirinha do Brasil, mas ainda é português). Procure
lá por HOWTOS->Network-HOWTO, Security-HOWTO etc. Com certeza você
encontrará MUITA documentação útil.

--
José de Paula Rodrigues Neto Assis		Linux User 175920
Brasília - DF - Brasil				counter.li.org