Re: Autenticação via Active Directory

em resposta aos comentários do nosso colega.

eu utilizo um servidor proxy e um de email que rodam em Linux (Debian, é
lógico), e também possuo um servidor windows 2000 onde os usuários se
autenticam para usar o sistema da empresa que roda sob Windows. Os usuários
usam windows e todas as seus programas inclusive conectam internet atraves
do windows. O que você tem que fazer é utilizar o serviço Identd, que
funciona como servidor no linux e como cliente no windows. O que acontece é
o seguinte, ao efetuar logon no windows, o identd pega o nome do usuario que
efetuou login e guarda para ele, quando o usuário for utilizar internet, por
exemplo, o fulano quer acessar um site qualquer (as configurações de proxy
tem de estar configuradas no browser). O identd (cliente no windows) manda
um pacote para o servidor (identd servidor no linux) pedindo permissão para
poder utilizar algum tipo de serviço que está rodando no linux(no casa o
servidor proxy). O macete está aqui: você deverá criar paths de quais
usuários estão permitidos para acesso à internet, quais os sites proibidos,
palavras, etc e tal. E deverá mencionar no squid.conf o arquivo para a
identificação ser feita. Ex: tenho o path /etc/squid/usuariospermitidos
e no squid.conf a linha: acl usuariosnormais ident
"/etc/squid/usuariospermitidos"
# somente os usuarios listados em usuarios normais terão acesso para usar o
proxy, ou seja, terão acesso a net. caso contrário será mostrado uma
mensagem no browser dizendo que o acesso para tal usuario (não permitido)
foi negado, porque o identd não reconheceu o usuario que logou pelo windows
na lista que foi feita no arquivo /etc/squid/usuariospermitidos no linux.

Qualquer dúvida, estamos aí