TeX - pergunta mais basica impossivel

** Reply Requested When Convenient **

Pessoal,

Ja ha algum tempo tenho estudado Latex. E vi-me na necessidade de
estudar TeX também. Para tanto baixei o manual em ingles 'A Gentle
Introduction to TeX'. Mas logo no inicio nao entendi (ou mesmo nao vi
nenhuma) a explicacao de como e feita a compilacao do 'input file'.

No Latex:
$latex arquivo.tex

E no TeX?  Como compilo o arquivo? (Sera que  eh 'tex arquivo.tex'?)
Também nao diz se eu tenho que nomear o arquivo texto com entensão tex
como ocorre no latex.

Se alguem aqui usa TeX, por favor de-me essa breve, conquanto
essencial,  luz :)

Sergio