RE: Qual o foco da Debian?

Sem querer dizer que o Debian é a melhor instalação para todas as situações
vou responder a minha opinião no seu mail.

-----Mensagem original-----
De: Luiz Fernando Andrade [mailto:luiz@netra.com.br]
Enviada: segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2003 14:03
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Cc: A-melhor-de-todas
Assunto: Re: Qual o foco da Debian?

Também acho que o Debian é MUITO difícil para o usuário final... a
instalação mesmo vai muito bem até o ponto em que "podemos" escolher os
pacotes a serem instalados... UMA LOUCURA!!!

PR - Por isso é que existe o tasksel, o menu onde você pode seleccionar a
"função" quer para o seu computador, por ex:
desktop, ou um servidor web,...

eu mesmo pulo esta parte e depois instalo tudo o que eu quero usando o apt
!!! que por sinal é uma ÓTIMA ferramenta de instalação de pacotes...
e como vcs acham que o usuário final irá conseguir instalar por exemplo o
KDE 3 e o OpenOffice, pela internet com um modem de 33.6K ??? LOUCURA!!!
esta idéia de instalação via web é ótima para quem mora nos EUA e se conecta
com um link de até 1M !!! mas a nossa relidade é outra!!!
e como por exemplo posso sugerir para uma escola com 50 máquinas a instalar
Debian + KDE 3 + OpenOffice !!!

PR - essa é simples instale o apt-proxy no servidor. Depois de fazer o
apt-get de todos os packages para o servidor pode instalar qualquer posto de
trabalho fazendo apt-get ao seu servidor em vez de ir á internet. Além disso
o debian tem o projecto de replicação de máquinas que permite você instalar
as 50 máquinas de uma só penada.

é bem mais fácil instalar o Debian só no servidor e RedHat8 nas outras
máquinas... que já instala tudo de uma só vez...

e renegar o Debian só a servidores é DOSE!!! ele estará seguindo os passos
do velho FreeBSD que apesar de ser um ÓTIMO S.O. só é usado em servidores...
principalmente pela enorme  de seus mantenedores que pensam que não fazem a
mínima questão de por exemplo os winmodem rodem em seu S.O. !!! tendo que
outras pessoas desenvolvem scripts para que possam instalar os drivers do
Linux do FreeBSD !!!! BIZARRO!!!

os "usuarios" Debain em sua maioria pensam a mesma coisa: Pra que uma
instalação gráfica fácil??? pra que KDE 3??? aliás pra que ambiente
gráfico!!! o SHELL já está bom demais!!! vamos todos usar o Lynx!!!

PR - nem todos os utilizadores Debian pensam isso, o problema está em que
para garantir um nivel de robustez e qualidade do nivel da Debian não é,
ainda, possivel andar sempre na crista da onda com os mais recentes
interfaces.

em quanto isso a RedHat que menos "estável" que o Debian está a anos-luz na
frente... atraindo milhões de usuários...

PR - totalmente verdadeiro, por isso estou esperançado que o novo projecto
debian-desktop possa alterar essa situação, ou seja, o Debian Sistema
Operativo estará separado da componente gráfica de desktop.

alias... como o pessoal da Debian pensa:" pra que úsuarios??? eu e mais meia
dúzia de pessoas usando o Debian está bom de mais!!!! "

PR - mas não pode ser, a fiabilidade do Debian e a sua robustez e mais valia
residem no facto de ser muito usado particularmente em grandes
multinacionais, não é á toa que o Debian foi escolhido pela HP/COMPAQ como
sistema operativo para toda a organização foi publicado pela IBM como a
distribuição Linux de referência e por ai adiante....vamos aguardar a mudança
e talvez discutir um pouco mais esta questão numa ML mais alargada (em
inglês) com os utilizadores de outras partes do mundo.

resumindo, acho o Debian um enorme desperdício!!! é a melhor distribuição
Linux que existe mas somente alguns poucos a usam!!!

isto é relamete ser uma distro livre???
de que adinata ser algo liver se 99% das pessoas não tem como usá-lo???

daqui a pouco o Debian um Nerd-only Linux distro...

PR - penso que não o será e espero que não o venha a ser, as opiniões como a
sua são importantes e penso que se transmitirmosn isso de forma sustentada e
organizada na ML debian-user estas opiniões terão impacto e pode ajudar a
provocar alguma mudança.

Um abraço
Pedro Ruivo

(mais um utilizador/usuário Debian Português)