From: "Luis Alberto Garcia Cipriano" <lagc@cipsga.org.br>
To: <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Sent: Saturday, February 08, 2003 11:26 PM
Subject: Re: Qual o foco da Debian?

> Está nos registros oficiais que em Sat, 08 Feb 2003 23:56:29 -0200
> wanderson <wdmagalhaes@netscape.net> manifestou-se nestas palavras:

> Alô 8-D

> Foco do Projeto Debian ? Hmmm...
>
> Manter um sistema operacional universal...
>
> Essas questões de foco, público alvo, estratégia de mercado, etcs... são
coisas a se perguntar pras distribuições comerciais, em que a equipe de
desenvolvimento envolvida é tão pequena que tem que se matar um boi de cada
vez :-P

> Pelo tamanho da comunidade, pela diversidade das necessidades e
possibilidades de cada usuário, não acho cabível o projeto ter um foco
definido...

> Claro, o projeto tem seu contrato social, tem seus documentos com
recomendações, tem discussões toda hora sobre problemas "técnicos" e
não-técnicos... Mas não acho que isso defina o foco, embora estabelece a
direção que tecnicamente a distribuição assume.

> Aí que as muitas caras do Debian entram em cena. O knoppix, por exemplo,
traz o Debian para o mundo da detecção automática de hardware e "instalação"
tão fácil quanto qualquer distribuição "comercial", os sub-projetos Debian
como o Debian-med ou o Debian-Desktop, devem trazer e acelerar o
desenvolvimento em determinadas frentes.

> O próprio Debian-BR tem suas imagens especialmente preparadas para o mundo
pt_BR.

> Brincando com o knoppix, o pessoal já está fazendo novas caras pt_BR ,
Kurumin, Miolux (!)...

> Tem o PGI da Progeny que também oferece instalação gráfica (que muitos
acham que é "facilidade de uso"!)...

> Não sei, acho que ninguém pode responder qual o foco do Debian, mas acho
que temos certeza dos compromissos do projeto: universalidade, liberdade,
cooperação, transparência, qualidade...