Re: Qual o foco da Debian?

Está nos registros oficiais que em Sat, 08 Feb 2003 23:56:29 -0200
wanderson <wdmagalhaes@netscape.net> manifestou-se nestas palavras:

> Alo usuários,

Alô 8-D

> Qual o foco da Debian? Qual a itenção da distro que mais se aproxima
> do princípio de colaboração, liberdade e qualidade em softwares? Só
> falo assim porque queria ver mais pessoas usando Linux e, de
> preferência, sob Debian.

Foco do Projeto Debian ? Hmmm...

Manter um sistema operacional universal...

Essas questões de foco, público alvo, estratégia de mercado, etcs... são coisas a se perguntar pras distribuições comerciais, em que a equipe de desenvolvimento envolvida é tão pequena que tem que se matar um boi de cada vez :-P

Pelo tamanho da comunidade, pela diversidade das necessidades e possibilidades de cada usuário, não acho cabível o projeto ter um foco definido...

Claro, o projeto tem seu contrato social, tem seus documentos com recomendações, tem discussões toda hora sobre problemas "técnicos" e não-técnicos... Mas não acho que isso defina o foco, embora estabelece a direção que tecnicamente a distribuição assume.

Aí que as muitas caras do Debian entram em cena. O knoppix, por exemplo, traz o Debian para o mundo da detecção automática de hardware e "instalação" tão fácil quanto qualquer distribuição "comercial", os sub-projetos Debian como o Debian-med ou o Debian-Desktop, devem trazer e acelerar o desenvolvimento em determinadas frentes.

O próprio Debian-BR tem suas imagens especialmente preparadas para o mundo pt_BR.

Brincando com o knoppix, o pessoal já está fazendo novas caras pt_BR , Kurumin, Miolux (!)...

Tem o PGI da Progeny que também oferece instalação gráfica (que muitos acham que é "facilidade de uso"!)...

Não sei, acho que ninguém pode responder qual o foco do Debian, mas acho que temos certeza dos compromissos do projeto: universalidade, liberdade, cooperação, transparência, qualidade...

Graças a Deus que o Debian não tem foco 8-P

Abraços,

Luis Alberto (que, é claro, não tem foco certo... sofre de miopia :-P)

--
        Luis Alberto Garcia Cipriano - lagc@cipsga.org.br
    ICQ#30169722 - lagc no canal #debian-br em irc.debian.org

    Músico amador                          Tradutor solidário
    Jornalista voluntário             Programador pós-moderno

CIPSGA - Software Livre no Brasil   ->   http://www.cipsga.org.br
Projeto Debian-BR                   ->   http://www.debian-br.org