Re: debian

Está nos registros oficiais que em Fri, 07 Feb 2003 14:56:24 -0200
rafaelbruno@ibest.com.br manifestou-se nestas palavras:

> olá, estive lendo umtesto seu sobre o Debian, gostaria de uma informação, instalei o Sistema operacional, mas ele só fica no DOS, na linha de comando quando ligo, isso é normal, não existe modo grafico no Debian? A versão que uso é a mais recente, a 3.0 R1, agradeço.

Opa!

Existe sim, é claro!

Imagino que o que você chama de Modo DOS é o que chamamos modo "console" (ou modo texto), em que o sistema pede seu nome de usuário e senha, certo ?

Na certa você criou a conta do root e de mais um usuário normal, certo ?

Além do manual de instalação que você já deve ter lido, duas leituras fundamentais são:

Apt-howto do nosso amigo kov, o apt é a ferramenta para instalar programas e atualizar o sistema:

http://www.debian-br.org/view.php?doc=apt-howto-pt_BR

Tem o "Guia prático para o Debian":

http://www.debian-br.org/view.php?doc=pratico

Um guia excelente e completo, cobrindo do nível iniciante a tópicos avançados é o Foca GNU/Linux, do mestre Gleydson:

http://focalinux.cipsga.org.br/

Após configurar o apt, para instalar o modo gráfico, instale primeiro os pacotes discover e read-edid. E então instale o xserver-xfree86 e configure o servidor X (servidor de modo gráfico).

Então você vai precisar de um gerenciador de janelas. Um interessante para começar talvez seja o icewm. Tem também dois ambientes desktops completos (e pesados), o GNOME e o KDE. No caso de ambos, é melhor instalar pacotes mais atualizados do que os disponíveis no repositório estável do Debian. O GNOME 2.0.1 para woody por exemplo está disponível no repositório do kov, bastando acrescentar a linha a seguir no sources.list (ver o apt-howto para maiores informações) para ter acesso à fácil instalação dos pacotes:

# kov gnome2
deb http://people.debian.org/~kov/debian woody gnome2

Perceba que eu estou enviando esta mensagem com cópia para a lista debian-user-portuguese. Esteja certo que qualquer dúvida que surgir, o pessoal da lista pode lhe ajudar. Se não quiser assinar a lista ainda (que tem um fluxo razoavelmente grande de mensagens), não deixe de indicar que não a assina quando enviar mensagens para a mesma.

Para assinar entre aqui:

http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/

Tem também canal de irc para suporte on-line 8-D

http://www.debian-br.org/suporte/irc.php

Parabéns pela escolha do Debian GNU/Linux e qualquer dúvida, é só gritar por socorro!

Abraços,

Luis Alberto.

--
 Luis Alberto Garcia Cipriano - lacipriano@uol.com.br (obsoleto)