problema com instalação de impressora

Tenho uma Lexmark E210 ligada ao PC pela porta paralela (dev/lp0);
Entro no Centro de Controle do KDE 3.1 e escolho "criar nova impressora",
depois o dispositivo (/dev/lp0), o driver lexmark-E210, tudo certo... quando
clico em OK para finalizar, surge a seguinte mensagem: "Impossível criar
impressora. Mensagem de erro recebida do gerenciador: a impressora foi
criada, mas o servidor de impressão não pode ser reiniciado. O executável
checkpc não pôde ser encontrado em seu caminho (PATH)."
Já fiz de tudo: tentei instalar a impressora pelo printtool (mas ai tenho que
escolher o driver compativel para impressora samsung, conforme site
www.linuxprinting.org), usando o filtro gdi. Já tentei editar printcap também
sem sucesso. Minha impressora começa a funcionar quando entro com cat arquivo
> /dev/lp0, ou lpr -Plp arquivo... e nada de imprimir...
O kernel (2.4.20) foi compilado com suporte à porta paralela; com cat
/proc/devices consta lp como ativo; com /etc/init.d/lpd start (ou restart)
ativo o daemon de impressão...  Creio também não ser problema de permissão
pois estou rodando como root (é o desespero :-) ...
Antes que alguem aconselhe procurar a resposta, adianto que já li o Debian
Reference, Foca/Linux, Guia Prático, Usando Linux (Bill Ball), Guia Completo
do Linux (Peter Norton), Guia do Usuario (Conectiva), Guia de Instalação
(Bruce Perens), Linux (Adilson R. Bonan), bem como o Google...
Deve ser algum detalhe que está impedindo de imprimir.. se alguém pude ajudar,
agadeço desde já... Obrigado.

Sidnei