Re: Desistindo do Mozilla

Está nos registros oficiais que em Fri, 31 Jan 2003 22:08:50 -0300 (ART)
Pablo Henrique <pablohstc@yahoo.com.br> manifestou-se nestas palavras:

> Amigos estou prestes a desistir do mozilla trabalho
> principalmente com WEB, faço muita coisa em DHTML e
> JavaScript no IE tudo funciona oque porém no mozilla e
> muito compative e o pior que os comando que uso no IE
> são reconhecidos pela W3C.org acho que vou mudar para
> outro navegador até o konqueror do kde abre páginas
> "melhor" que mozilla oque vcs sugerem(Opera)?

Olá,

Trabalho com web também, desde o lado do servidor (php!) até o lado do cliente (HTML + CSS + urgh, JavaScript quando necessário).

Uso o Galeon (que usa o gecko, mecanismo de renderização do Mozilla) para desenvolvimento do leiáute. Abuso demais de CSS + HTML estrutural pensando no futuro... e pra não quebrar a cabeça com as milhões de tabelas umas dentro das outras e pra diminuir dramaticamente o tamanho do código HTML.

É claro que tive que:

1. Dizer adeus ao Netscape 4.x :-/ A implementação do CSS dele é horrível;

2. Pensar sempre na "boa degradacao" do sítio de acordo com os navegadores (tenho acesso a alguns micros com IE5, IE6, Mozillas rodando no Windows, Opera pra testar isso).

Mas mantenho como referência o Mozilla, exatamente por saber que ele respeita muito os padrões da W3C.

Uso pouquíssimo JavaScript, pois:

1. Conheço (quando tive que usar) o pesadelo de escrever código "compatível" com Netscape 4.x e IE ao mesmo tempo. E isso leva ao próximo ponto;

2. Na verdade o JavaScript foi invenção da Netscape (o nome "Java" veio de uma parceria espúria com a Sun). O IE nunca teve JavaScript, o que ele tem é um tal de JScript que a Microsoft teve que implementar frente à hegemonia da Netscape por tanto tempo (na verdade a Microsoft queria enfiar goela abaixo o, urgh, VBScript). Naturalmente a Microsoft usou o seu famoso "embrace&extend", a Netscape respondeu... e o inferno das "incompatibilidades" está aí pros malucos que acham que isso é necessário...

3. Huh, não sabia que o JavaScript virou padrão da W3C, na verdade não pesquisei isso posso estar errado... O que acho que é padronizado é o tal de DOM (Dynamic Object Model) que até onde sei nas versões de um ano atrás do Mozilla era problemático mas que hoje parece estar bem consistente.

Bem, resumindo, meu conselho é: FUJA do J*Script!

Pessoalmente, resolvo da seguinte forma quando "preciso" de "DHTML". Faço tudo do lado do servidor com PHP. É tento implementar as mesmas funções da forma mais simples possível com "JavaScript" do lado do cliente. Assim, evito depender do famigerado JavaScript.

Desculpem o ofitópique, pessoal, mas tinha que defender o bom e velho Lagarto 8-D

Abraços,

Luis Alberto.

--
        Luis Alberto Garcia Cipriano - lagc@cipsga.org.br
    ICQ#30169722 - lagc no canal #debian-br em irc.debian.org

    Músico amador                          Tradutor solidário
    Jornalista voluntário             Programador pós-moderno

CIPSGA - Software Livre no Brasil   ->   http://www.cipsga.org.br
Projeto Debian-BR                   ->   http://www.debian-br.org