From: <marciotex@pop.com.br>
To: <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Sent: Thursday, January 30, 2003 8:56 PM
Subject: Preconceito digital [era: Re: html]

Leandro Godoy <linux.rs@terra.com.br> writes:

> Concordo.
> Mensagem utilizando OE e Microsofto Outlook, eu não considero.

Olá.

Quando li a primeira mensagem, a de Marcelo, pensei em respondê-la. Mas
aí me ocorreu que se tratasse de uma brincadeira (embora faltasse a
carinha :=) para indicar). Parece que não era brincadeira. Então estou
respondendo.

Todos são livres e defendo que devem sê-lo para decidir como selecionam
quais mensagens querem ou não ler. Esta decisão é da esfera privada.

Entretanto, a defesa pública (já há gente concordando!) de um filtro
baseado no cliente de correio utilizado pelo usuário, porque pública,
pode legitimamente, creio, ser criticada.

Em minha opinião é um absurdo usar uma tal política. Filtrar por
assuntos, pela qualidade do remetente, ou algum outro critério que
assegure a utilidade da mensagem para o destinarário, me parece bastante
razoável. Mas julgar a qualidade da mensagem pelo cliente de correio
utilizado é preconceito: pré porque se julga antecipadamente, sem
considerar algo relativo ao conteúdo da mensagem, se se deve lê-la ou
não. Por exemplo, há uma porção de caras que escrevem para cá que faço
questão de lê-los. Faço o meu cliente de correio ressaltar estas (uso o
gnus, aqueles do movimento contra uso do gnus, parem de ler!)

Repito. Não estou julgando o comportamento de ninguém. Acredito ser
essencial o respeito ao que cada um de nós faz em sua esfera
privada. Estou julgando defender publicamente a adoção de um critério
preconceituoso. Atitudes deste tipo, creio, não colaboram ao
desenvolvimento do software livre.

té+v

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk
chave (GnuPGP): http://www.marciotex.hpg.com.br/keypub_8709626B.asc
Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!