Re: Arquivos src/bin

"Edgar Charry" <echarry@hotmail.com> writes:

> Olá moçada..

Olá.

> estou tentando instalar o Qmail em casa. Desculpem a ignorância mas gostaria que alguem me explicasse umas coisas:
> um arquivo .deb é um pacote exclusivamente do Debian. Vc pode instalá-lo com dpkg -i <arquivo>.
> Um arquivo .tar.gz é um tarball que é pode ser usado em qq distro
> Linux, e vc o instala com tar zxvf <arquivo> .

Simplificadamente, é isto.

> Mas quando
>  eu uso o apt-get install <pacote>, este "pacote" é diferente desses
> .deb e .tar.gz certo?

Errado.

# apt-get install qmail instala o pacote .deb. É que o apt-get
chama o dpkg que, de fato, faz a instalação.

> Ou eu tenho que criar um pacote .deb local e colocar este
> endereço no sources.list para que ele instale?

# apt-get install qmail

é tudo que precisas para instalar o qmail
da Debian/GNU Linux

> Agora, existem arquivos src ou binários. Como eu sei qual é qual? O que tem nao tem src no nome é o bin. Simplesmente isso? Há
> dois arquivos de instação: qmail-1.03-src-tar.gz e qmail-1.03.deb

Se o arquivo tem extensão .deb, é um pacote Debian. Um pacote Debian
pode ser um pacote contendo binários ou os fontes (para compilar e gerar
o .deb)

Se o arquivo tem extensão .tar.gz (ou .tar.bz2), NÃO é um pacote Debian.
E pode ser que contenha os arquivos já compilados para a instalação
(os binários) ou os fontes. Só inspecionando a árvore dá para saber.

> Para instalar um arquivo src é preferivel usar o tar xvf <qmail-1.03-src.tar.gz> ou o build-qmail-src? E o .deb?  Com dpkg -i ele nao funciona.
> Se alguem pudesse me esclarecer estas pequenas duvidas agradeceria
> muito..

Espero ter esclarecido. Se não, pergunte-nos novamente. É não é
necessário desculpar-se pela ignorância. Em maior ou menor grau,
todos somos ignorantes. O que fazemos aqui é ajudar uns aos outros
a reduzir este grau :=)

> Edgar

té+v

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk
chave (GnuPGP): http://www.marciotex.hpg.com.br/keypub_8709626B.asc
Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!