Arquivos src/bin

Olá moçada..
estou tentando instalar o Qmail em casa. Desculpem a ignorância mas gostaria que alguem me explicasse umas coisas:
um arquivo .deb é um pacote exclusivamente do Debian. Vc pode instalá-lo com dpkg -i <arquivo>.
Um arquivo .tar.gz é um tarball que é pode ser usado em qq distro Linux, e vc o instala com tar zxvf <arquivo> . Mas quando
 eu uso o apt-get install <pacote>, este "pacote" é diferente desses .deb e .tar.gz certo? Ou eu tenho que criar um pacote .deb local e colocar este
endereço no sources.list para que ele instale?
Agora, existem arquivos src ou binários. Como eu sei qual é qual? O que tem nao tem src no nome é o bin. Simplesmente isso? Há
dois arquivos de instação: qmail-1.03-src-tar.gz e qmail-1.03.deb
Para instalar um arquivo src é preferivel usar o tar xvf <qmail-1.03-src.tar.gz> ou o build-qmail-src? E o .deb?  Com dpkg -i ele nao funciona.
Se alguem pudesse me esclarecer estas pequenas duvidas agradeceria muito..
Edgar