Re: modem nao funciona

Olá,
Mais ou menos ocorre o seguinte:

1) Se o seu modem for jumpeado mude a configuração atual, que está
totalmente fora do padrão para modens, para COM 2 ou 3 com irq 5. Faça
um link de /dev/modem para /dev/ttys2 (depende da COM configurada)...
teste que vai funcionar...

2) Se for um modem pnp ISA, sem jumpers:
Simples: instale o pacote isapnptools, este tem dois programas
principais:

	pnpdump : lista os dispositivos pnp e as possíveis configurações.
	isapnp  : Configura e ativa os dispositivos.

Os passos a seguir são :

Criar a lista de dispositivos :
	pnpdump -c > /etc/isapnp.conf

Escolher desta lista uma configuração. A informação necessaria para se
configurar um dispositivo pnp são o(s) porto(s), os dma(s) e o(s)
irq(s). o arquivo criado no passo anterior (/etc/isapnp.conf) tem a
seguinte estrutura :

.......(linhas com informação......
(CONFIGURE YMH0800/-1 (LD 0

# Multiple choice time, choose one only !

#     Start dependent functions: priority preferred
#       Logical device decodes 16 bit IO address lines
#             Minimum IO base address 0x0220
#             Maximum IO base address 0x0220
#             IO base alignment 16 bytes
#             Number of IO addresses required: 16
# (IO 0 (SIZE 16) (BASE 0x0220))
................listanse mais portos..........
#       IRQ 5.
#             High true, edge sensitive interrupt
# (INT 0 (IRQ 5 (MODE +E)))
#       First DMA channel 0.
#             8 bit DMA only
#             Logical device is not a bus master
#             DMA may execute in count by byte mode
#             DMA may not execute in count by word mode
#             DMA channel speed type F
# (DMA 0 (CHANNEL 0))
................lista-se mais dma..............
#     Start dependent functions: priority preferred
#       Logical device decodes 16 bit IO address lines
#             Minimum IO base address 0x0220
#             Maximum IO base address 0x0220
.............repete-se a estrutura anterior.

Este exemplo é da minha placa de som

Resumindo a estrutura é :

# escolha 1
  conjunto de portos.
  irq(s)  (o pnpdump apresenta uma lista de possíveis valores, se
                 possível). Se for necessario
  dma(s)  (o pnpdump apresenta uma lista de possíveis valores, se
                 possível). Se for necessario
#escolha 2
  conjunto diferente de portos
  irq(s)  (o pnpdump apresenta uma lista de possíveis valores, se
                 possível). Se for necessario
  dma(s)  (o pnpdump apresenta uma lista de possíveis valores, se
                 possível). Se for necessario

O que você tem que fazer é escolher o conjunto de feito a não ter
conflitos com outros dispositivos. a lista de portos, irq e dma usado
aparece sob /proc :	/proc/ioports     lista dos portos atualmente
usados.	/proc/interrupts  lista das interruções atualmente usadas
  	/proc/dma         lista das dmas atualmente usadas.

Uma vez escolhido um conjunto de valores por dispositivo você tem que
ativar a configuração :
	isapnp /etc/isapnp.conf

Ativar os dispositivos
	modprobe <módulo>

Testar.

3) Configura pelo kppp, é barbada de configurar a dial-up e ainda dá
para fazer os testes de comandos AT para o modem. Somente com ele tu
pode desabilitar a opção de agurdar o sinal antes de discar (ótimo pra
quando tem que discar zero).

4) Esquece o kernel, ele com certeza está compilado para isto.
Para ver os módulos ativos no momento digite:
# lsmod
Ou para ver os modulos configurados no seu kernel vá em
/etc/modules.conf.

Abraços

On Fri, 24 Jan 2003 22:04:30 -0200 (BRST)
linuser <linuser@uol.com.br> wrote:

> [...]
> embora nao emita nenhuma mensagem de erro. Eh como se o SO nao
> estivesse localizando o modem. um plog gera a seguinte informacao:
>
> Jan 24 21:47:06 bene pppd[193]: pppd 2.4.1 started by root, uid 0
> Jan 24 21:47:07 bene chat[194]: Can't get terminal parameters:
> Input/output error
> Jan 24 21:47:07 bene pppd[193]: Connect script failed
> Jan 24 21:47:08 bene pppd[193]: Exit.
>
>         Sera que o kernel foi compilado para reconhecer o modem?
>         Instalei o sistema a partir das imagens idepci.
>
>         A proposito, como posso saber quais modulos estao contidos no

Leandro Godoy
Analista de Produção - Projeto AES Sul
Centro de Gerência
Service IT Solutions
www.service.com.br/marketing
Certificado Conectiva Linux              _
Linux User: #286164                     °v°
Projeto Software - RS                  /(_)\
www.softwarelivre.rs.gov.br             ^ ^
"Paz, amor e software Livre"