Curiosidade sobre as placas de vídeo SiS

Olá a todos

Até poucos dias, estava uma discussão sobre problemas de uso com a SiS630 - placas-mãe da PcChips, como a 810, 812, entre outras. Vasculhando no XFree86.org, encontrei q para o bom funcionamento da placa, basta instalar o xserver-xfree86, configurar com o driver sis sem suporte a framebuffer, e instalar o xserver-svga . Fiz estes procedimentos, configurando meu k7 para 1024x768/16 e no lilo.conf, para vga=1, obtendo um console com 80x50 e o X na resolução acima, tudo isso usando o woody-2.4.18-bf2.4 . Como tenho rede on-board, uma sis900, instalei a imagem de kernel para k7 para obter o módulo da placa e, para minha surpresa, perdi o console texto. Qdo uso Ctrl+Alt+[F1|F6], fica uma tela escura, e o X ergue errado, precisando reiniciá-lo(Alt+E). Até pensei em voltar para o bf2.4, mas preferi deixar assim mesmo(por hora) . Sei q posso compilar o kernel, q é uma possibilidade q foge do meu escopo, mas escrevo para se ter registro caso alguém precise, ou queira dar alguma opinião.

Claudio