From: "Dr4CuL13" <linux.rs@terra.com.br>
To: <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Cc: "debian-user-portuguese" <debian-user-portuguese@lists.debian.org>
Sent: Thursday, January 16, 2003 3:05 PM
Subject: Re: (OFF) VAMOS AJUDAR

Amigo KOV, meu objetivo não é uma discussão entorno de política e
software livre, portanto não leve minhas opiniões a mal. Todavia me
sinto no dever de responder seu e-mail, gentilmente:

> Bom... acho que quem confundiu foi você... não comparei capitalismo
> com software livre, e sim com um modelo sócio-político-econômico
> que parece estar despontando do modo de pensar do Software Livre...
> E não necessária e exclusivamente dele, mas de todos os setores
> que foram e estão sendo influenciados por essa maneira de pensar.
Acredito, como já descrevi que o que está despontando não é o
capitalismo do SL e sim o contrário, pois o Capitalismo é o que sempre
foi e simplesmente está caminhando, como já previsto por economistas,
para um modelo de poucas mas grandes empresas. Este modelo está neste
momento encontrando, no setor de informática, um grande adversário,
que embora não tenha nascido com este objetivo e talvez por isto seja
tão grande, que é os Softwares Livres (todos).
É parte também da evolução do capitalismo que após a formação de
monopólios, estes por si só ou através de um grande adversário (vide
SL) tenham sua queda decretada. E isto por um motivo simples: A
natureza humana gosta de diversificação de opções (mais do que de
qualidade) e sempre apoia os pequenos ante os grandes.
Cito exemplo: Nos mundiais de esportes (volei, basquete, futebol) a
plateia sempre apoia o time menor mesmo não sendo conhecido...

> É claro... mas é impossível dizer que essas coisas não estão
relacionadas.
> E não é preciso que algo comece com um determinado objetivo para acabar
> alcançando o mesmo... nem sequer é necessário ter esse objetivo como
> objetivo, se é que me entente, em algum período específico do
desenvolvimento
> do 'movimento'. O Linus nunca pensou em liberdade, e estamos cansados de
> ouvir ele dizer isso, mas ele acabou nos dando a liberdade.
Concordo com voce.
Mas na sua explanação acima, está implicita a idéia de que o SL não
comecóu como ideia de liberdade-antimonopolista e sim de liberdade
intelectual.

> Você confunde novamente as coisas... 'ser político' não significa
> necessariamente estar atrelado a um partido ou a um governo. Muitos
> de nós somos sim pessoas que gostam e se envolvem com política, mas
> uma quantidade maior ou igual a essa não quer saber de atrelar o
> SL com partidos ou governos.

Amigo KOV, voce deve ler todo o e-mail antes de comentá-lo!!!
Neste mesmo e-mail que enviei, abaixo, etava escrito que a filosofia
do SL, deveria ser política mas apartidária.
Todos somos políticos em nossos dia-dia, fazemos política a todo
momento no convivio comum, e isto não nos torna afiliados de algum
partido.
Acredito que o SL, deve continuar defendendo suas idéias de liberdade
intelectual e não de anti-monopolio.

> Viu? Você mesmo sabe que isso é possível...
>
> []s!
Com Certeza.
Acredito que se o SL continuar no seu caminho de luta pela liberdade
de idéias consequentemente terá seus reflexos em outras áreas, sejam
elas sociais, economicas ou politicas.

Abraços Gaudéiros...

Leandro Godoy
Analista de Produção - Projeto AES Sul
Centro de Gerência
Service IT Solutions
www.service.com.br/marketing
Certificado Conectiva
Certificado Conectiva Linux              _
Linux User: #286164                     °v°
Projeto Software - RS                    /(_)\
www.softwarelivre.rs.gov.br          ^ ^
"Paz, amor e software Livre"