integridade do sistema, como mantê-la? [explosão demográfica em /lost+found]

Olá pessoal.

Preciso de ajuda. Por razões que ainda desconheço, meu computador tem
corrompido o sistema de arquivos (ext3), de modo que um fsck povoa o
/lost+found. Provavelmente trata-se de senilidade (não minha, espero, do
disco rígido e/ou placa mãe :=)): um P100 do tempo que se dormia com a
porta aberta :=). Os logs do sistema não acusam nada, isto me intriga.

Até que descubra e, se tiver que trocar o micro (ou parte dele), troque,
preciso manter a integridade do sistema (um fsck diário me resolve,
espero). E aí vem o meu problema.

Como saber que arquivo foi jogado no /lost+found de forma a poder
recuperá-lo? 45678 não ajuda muito :=)

Se não for possível saber isto, há alguma ferramenta no sistema capaz de
checar, pacote por pacote, a integridade da instalação (todos os
arquivos do pacote estão onde devem estar)?

Antecipadamente, agradeço
--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk
chave (GnuPGP): http://www.marciotex.hpg.com.br/keypub_8709626B.asc
Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!