Re: Conectar Internet via PPP

"Barbosa, Carlos" <Carlos.Barbosa@LSGSkyChefs.com> writes:

> Debians,

Sims!

> Apesar de eu usar Linux a algum tempo em rede LAN, nunca o coloquei para
> conectar a Internet via modem dialup.
>
> Pergunto:
> 1> Quais pacotes devo ter instalado ?

ppp e pppconfig devem bastar

> 2> Qual o procedimento para efetuar a conexão ?

Uma vez configurada (rode, como root, pppconfig para isto), pon conecta, poff desconecta e plog exibe o log

> 3> Como fazer para o Debian reconhecer meu modem ?
>    (USR 33,6 voice ISA com jumpers)
>     Este modem só funciona no Windows como pnp.

AFAIK, modens USR ISA com jumpers podem ser usados sem pnp, o que, IMO, é aconselhável; para tanto, basta usar a configuração de jumpers correta (no manual ou no próprio modem deve haver as instruções. Sugiro que abras o computador e configure sem pnp, se possível.

Contrariamente ao que um colega disse em outra mensagem, estes modens não precisam de drivers específicos (novamente, AFAIK). Supondo que o suporte a pnp está desabilitado no modem, Basta que sabias as configurações corretas a utilizar (irq e identificação da porta serial, se é com1, com2,...)

Supondo que seja: irq 3 e com 3, para o Linux, com 3 é /dev/ttyS2

com 1 - ttyS0
com 2 - ttyS1
com 3 - ttyS2
com 4 - ttyS3

Assim, teu modem está na /dev/ttyS2 irq 3.

Rode, como root:

# dpkg-reconfigure setserial

e escolha opção de configuração manual (podes mudar depois, se quiseres, com o mesmo comando)

Então, edite o arquivo /var/lib/setserial/autoserial.conf , descomentando/alterando a seguinte linha:

/dev/ttyS2 uart 16550A port 0x03e8 irq 3 baud_base 115200 spd_normal skip_test

(use as suas configurações de irq e porta)

Como root, rode

# /etc/init.d/setserial

Seu modem deve estar funcionando. Convém fazer um link, para facilitar a referência:

# ln -s /dev/ttyS2 /dev/modem

Rode o pppconfig. Quando lhe for pedido a localização do modem, retorne /dev/modem.

Se quiseres usar o suporte a pnp, reporte-nos qual kernel estás usando (a saída de

# uname -r

retorna isto.

> Grato,

djí nada!

> +-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+-+
> Carlos Augusto Barbosa
> Infrastructure Network Admin
> voice 11.6462.2387
> fax   11.6462.2337
> carlos.barbosa@lsgskychefs.com

té + v

--
Marcio Roberto Teixeira

endereço eletrônico: marciotex@pop.com.br
página pessoal (em construção): http://www.marciotex.tk

Usuário "tchê" Debian/GNULinux

Porto Alegre - RS - Brasil

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!