Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

Em Ter, 2002-11-05 às 12:28, Gustavo Noronha Silva escreveu:

> Na verdade quem mexe mais com dependências e etc atualmente é o APT
> (nisso aqui estou incluindo qualquer frontend pra a libapt... apt-get,
> dselect, etc)... os pacotes já vão pra o dpkg com as dependências
> baixadas e em mãos... quem ordena a instalação, aí sim é o dpkg,
> que trata de fazer com que o postinst de um pacote que depende do
> pacote 'x' só seja executado depois de o postinst do pacote 'x'
> ter sido executado.

	Isso porque o apt-* é obrigado a lidar e satisfazer todas as
dependências para obter os pacotes corretamente, ao passo que o dpkg
também é obrigado a lidar com as dependências para saber o que e em
que ordem instalar, se você o chama de linha de comando passando um
monte de pacotes no mesmo comando.

	É a única função (mas é interna e não é uma "funcionalidade"
propriamente dita) que é desempenhada por ambos, mas porque ambos
necessitam desta função (parsing da árvore de dependências)
para executarem suas tarefas mínimas. No mais, cada um faz exatamente
o que se propõe a fazer, de maneira tão completa quanto possível. O apt
torna disponível para o dpkg de maneira eficiente (caching, reiniciar
após interrupção de download, etc...) , o dpkg instala e remove o que
lhe é passado. Punto, basta.

Abração

--
"If you have an apple and I have  an apple and we  exchange apples then
you and I will still each have  one apple. But  if you have an idea and