Re: OFF TOPIC : Debian x Conectiva Linux

On 1 Nov 2002, Otavio Salvador wrote:

> Bom, voce pode usar o dpkg-deb, veja:

Como eu expliquei no e-mail anterior, ele exibe muitas informações. Acho
que algo mais simples seria mais útil.

> Alem disso, voce precisa ver uma coisa. o RPM eh a ferramenta que eh
> equivalente ao APT no Debian. Ele nao eh somente o instalador, ele eh
> a ferramenta de gerenciamento de pacotes do RedHat like.

Hummm, pode até parecer loucura o que eu vou dizer, mas não seria
interessante se o dpkg incorporasse todas as funções do APT? Assim
teríamos uma ferramenta única, para gerenciar todo o sistema de pacotes da
distro.

> Depende. Eh a mesma coisa que voce dizer que a linguagem de programacao
> A eh melhor do que a linguagem B.
>
> Tudo isso eh relativo e eh muito pessoal. Por exemplo, eu gosto de
> C/C++/PHP e um pouco de Perl, nao gosto de Python/Zope mas nao por
> achar pobre ou coisa do genero, simpliemente nao gosto.

Mas é justamente o contrário! :) Entenda: se eu sou o maintainer de um
pacote, e escrevo o script de update na linguagem XYZ, não estaria eu
forcando a pessoa a instalar o pacote com a linguagem XYZ? Ou seja, eu
estaria forcando o meu gosto pessoal, enquando ao usar as ferramentas
*básicas*, não. Mas vamos definir então o que é básico e o que não é
básico:

- Básico: shell script (bash) + comandos básicos + wget / fetch
          Programas escritos em C puro

- Não básico: Todo o resto - Perl, PHP, Python, Oberon, Ruby, Haskell

O básico *todo mundo* tem e todo mundo precisa, senão não dá nem boot no
sistema! :)

> Voce pode muito facilmente tomar 2 iniciativas:
>
>  - Baixar o .tgz do flash e instala-lo na mao

Quebraria o gerenciamento dos pacotes. Preferiria que o mesmo estivesse em
um pacote .deb

>  - Reportar um bug wishlist com um patch para que o maintainer corrija
>    o mesmo.

É uma possibilidade, mas como eu disse antes, depende do maintainer.

> Cara, o instalador novo vai ser (jah eh) fantastico. LVM, EVMS, frontend
> em Gtk, ... jah estao sendo desenvolvidos. Vai ser muito legal.
>
> Vai ter frontends para varios gostos :)

Onde encontro mais informações sobre este novo instalador?

[]'s

--fx