Problemas com NIS - URGENTE!

Estou tento que arrumar uns problemas em uma rede com NIS meio antiga.
Temos um ypserver master,um slave e mais uns 5 clientes.
As vezes a rede funciona e as vezes nao - parece independente da
ordem que eu inicio as maquinas.
Para testar o que estava acontecendo, rodei em modo de debug.
Quando eu tentava logar, o servidor retornava um erro (-3), pois o
cliente tentava acessar o mapa passwd.byname. Usando o ypcat, recebi
uma mensagem informando que esse mapa nao existia.
Isso aconteceu usando o master e o slave e nenhuma maquina esta
funcionando.
O que eu preciso/posso fazer (alem de chorar.. hehe)?!
Se eu rodar o make no /var/yp posso perder dados? Sera que isso
resolve meu problema???

Por favor, respondam logo! E urgente!