Re: Mantendo standards da comunidade

Em Sáb, 2002-10-12 às 16:44, synthespian escreveu:
> Olá--
>
> 	Pessoas, é com preocupação que noto uma tendência na d-u-p de
> simplesmente responder aos usuários novatos suas perguntas, malgrado:

Tenho uma preocupacao com este assunto, pois o escopo da lista nao e o
suporte aos usuarios? Entao que venham as perguntas e as respostas!

> 	- obviamente não terem lido o histórico (meeesmas perguntas)
> 	- terem postado em HTML
> 	- terem "trollado" (pronúncia em espanhol: "trolhado") :-))
> 	- terem postado uma ou mais vezes a mesma coisa

Isso e uma questao cultural em listas abertas, seja qual for o topico.
Eu acho que nunca ninguem ira conseguir mudar isso, sempre vai haver uma
pergunta repetida e um usuario que vai reclamar quando receber uma
resposta do tipo: "leia isso, leia aquilo...".

[cut]

> [...]
>
> 	As Regras de Conduta para as Listas da Debian-BR
> 	http://debian-br.cipsga.org.br/docs/sgml/lista/online/index.html
>
> 	Os arquivos da d-u-p
> 	http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/
>
> 	Uma netiqueta como exemplo
> 	www.debian-rs.org, em Netiqueta
>
> 	How To Ask Questions The Smart Way
> 	http://www.tuxedo.org/~esr/faqs/smart-questions.html#not_losing
>
> 	Melhor ainda seria alguma URL para esse documentos (pelo menos as
> Regras e o histórico) fossem colocados numa mensagem anexada embaixo do
> post. Assim, automatizava o lembrete e refrescava a memória.

Sim, esta sugestao e muito apropriada. De certo os usuarios querem
resolver seus problemas imediatamente, mas se voce der a resposta sem o
link de referencia pode tornar infundada a nossa missao de disseminar o
conhecimento tecnico, uma vez que os usuarios terao sempre de recorrer a
lista ao invez de coletar as suas proprias fontes.

Neste sentido gostaria de sugerir tambem o link para a secao de
docuemntos do site debian-br, que ja resolve a maioria dos problemas de
usuarios novatos ou que estao vindo de outras distros. Alem disso,
valorizamos o trabalho da comunidade brasileira, que documenta e traduz
diariamente.

> 	Obrigado,
>
> 	synthespian

[]'s
--
Marcio de Araujo Benedito - china@pbh.gov.br
Empresa de Informatica e Informacao do Municipio

Desktop rodando Debian GNU/Linux, iPaq rodando Familiar GNU/Linux.
Todos funcionais e livres de Windows!

	Nao aceito dinheiro de bancos que fazem emprestimos a
	qualquer um.
		-- Robert Benchley