qmail - não tou entendendo

Olá pessoal,
eu instalei o qmail na minha máquina local presente na rede local (Debian Woody num Duron 700MHz 256MB) para fazer alguns testes, configurei-o todo via Webmin e configurei para usar o host @localcorreio.maqplas.com.br (pelo menos penso que seja isto, quero alertar também que não entendo absolutamente nada sobre estas coisas de MTA, MDA, sendmail, qmail e coisas afins e esta é a oportunidade que dei a mim mesmo para aprender :-) ), para fazer os testes usei o comando mail mesmo mandava um e-mail dos usuarios flavio (flavio@localcorreio.maqplas.com.br) para o usuário engenharia (engenharia@localcorreio.maqplas.com.br) todos na minha máquina e observei que aparentemente funcionou.

Então fiz um teste mais ambicioso : enviei um e-mail para um colega do departamento (computador na mesma sala que o meu) para o endereço do e-mail normal (mantido fora daqui) que utilizamos na empresa e ví que realmente ele recebeu o e-mail vindo de flavio@localcorreio.maqplas.com.br, então configurei o meu Sylpheed para utilizar o smtp do qmail que criei (smtp.localcorreio.com.br) e ví que funcionou também (este e-mail vai para a lista assim).

Então configurei um DNS no nosso roteador (Linux também num SpeedyBussine 512KBps) que aponta o smtp.localcorreio.com.br para minha máquina (onde o QMail atualmente reside) e configurei o Outlook do micro deste colega para usar como smtp a minha máquina (QMail) e aí começaram as coisas estranhas, pois quando envio um e-mail na maquina dele com o Outlook (ééééca !) este fica um tempão enorme (cerca de 1 minuto) com a janela de progresso aberta até enviar o mail, mas funciona, mais cedo ou mais tarde o e-mail é enviado, alguém sabe o que pode ser isso? Deveria ser mais rápido pois afinal estamos numa rede local a 100MBps !

Outra coisa estranha que ocorreu foi que eu enviei desta máquina Windows um e-mail para flavio@localcorreio.maqplas.com.br e recebi este e-mail na minha máquina que fica o Servidor QMail no Sylpheed configurado para a conta flavio@maqplas.com.br ou seja como este e-mail foi parar lá ?

Lógicamente ninguém de fora da rede local pode me enviar e-mails pois o domínio localcorreio.maqplas.com.br não existe além da rede local mas vale a experiência.

Outra dúvida que tenho é : como faço para ativar o serviço POP3 ?
Ví com Nmap que esta máquina não tem a porta 110 aberta então não adianta eu querer direcionar nenhum cliente de e-mail pro pop3 para ela porque não vai adiantar.
OQMail faz isso ? Se sim como procedo ? Se não qual é o mais indicado ?

Se alguém souber de algum tutorial que possa ajudar eu agradeço muito

Valeu por qualquer dica
Sucesso

--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br