Re: Dois probleminhas com o Woody

Em 08 Oct 2002 11:30:44 -0300, Otavio Salvador (Otavio Salvador
<otavio@debian.org>) escreveu:
> Vitor Souza <vitorsouzabr@yahoo.com.br> writes:
> Se nao me engano voce precisa carregar um modulo que deve estar no
> grupo 'misc'. Provavelmente o nome do modulo seja 'apm'.
>
> (Se voce compilou o kernel, precisarah recompila-lo com suporte ao
> APM)

	Quando eu compilei o Kernel eu tinha certeza que tinha ativado esse
módulo, mas quando olhei agora não tinha. Ativei e agora está
funcionando corretamente. Também instalei o apmd, mas não creio que é
ele que faz com que o computador desligue... O Linux desliga o apmd no
processo de desligamento...

> Isso voce pode mexer no arquivo /etc/modutils/aliases. Comente os que
> voce nao estah usando e depois execute:
>
> #: update-modules
>
> Acho que assim voce resolve ;)

	O problema é que alguns dos módulos não constam no /etc/modules.conf,
nem no aliases, nem em nenhum outro arquivo que fica dentro do
/etc/modutils. O mais estranho é que quando eu fui procurar as mensagens
de erro no /var/log, não as encontrei. Ou seja, hoje eu iniciei o Linux
e ele mostrou um monte de "modprobe: Can't locate module ...". Fui no
/var/log e inspecionei todos os arquivos com

# cat /var/log/* | grep -E "(Oct\ \ 9)(.*)(modprobe:)(.*)"

	E a única mensagem que eu encontrei foi:

Oct  9 13:05:52 seattle modprobe: modprobe: Can't locate module
char-major-10-135

	Onde estão as outras? Pelo que eu lembro de cabeça ele reclamou de um
módulo chamado usbuhci, mas o comando cat /var/log/* | grep usbuhci
simplesmente não retorna nada! Como assim?

	Acho que meu email se reduz a duas perguntas:

	1. Em quais arquivos ficam TODAS as mensagens mostradas na
inicialização do Linux?

	2. Porque o Linux tenta carregar módulos através de nomes (ou aliases)
que não constam no modules.conf?

Abraços,
	- Vítor

P.S.: Como sempre, estou aceitando RTFMs porque eu não pesquisei muito
sobre isso na Internet antes...