Re: Problemas com mouse

Helio Jose Poffo Junior escreveu:
> estou com probleminhas :p
> assim, quando configuro o xfree, seto as infos da placa de video,
> monitor e cia..
> so q quando entro em qualquer window manager, se eu meer o mouse o pc
> trva por completo...
> completo mesmo...dai sou obrigado a utilizar o recurso do usuario
> (botao "reset")

O sistema continua em pé, funcionando. O que trava é o X, que trava
também os teclados, mouse... Mas tipo, se fosse um servidor web as
páginas continuariam sendo acessadas sem problemas e a rede não seria
afetada, sacou? Mesmo assim, é um saco!

> isso nao eh muito legal...

Vc foi bem bonzinho... Isso é uma $#%#%$ na verdade! hehhe

> pois ja tentei varias vezes...e chegou ate a seguinte situaçao de
> aparentemente nao estar mais funcionando a porte com1 (depois de
> varias tentativas e varias vezes travando, quando fui pro rwin o mouse
> nao apareceu...) coloquei o mouse na com2 e ele funco certo no rwin...

Eu tenho um palpite, pois acontecia a mesmíssima coisa aqui... Faça um
teste:

Antes de entrar no X vá para o console, como root, e digite:

gpm -k

Isso mata o serviço gpm. Este serviço faz o mouse funcionar no console,
mas as vezes dá pau com o X.

Se depois de matar o gpm o seu X não travar o problema foi encontrado.

SOLUCIONANDO O PROBLEMA

edite o arquivo de configuração do gpm (como root)

vi /etc/gpm.conf

e comente esta linha:

repeat_type=ms3

colocando um # antes dela... ficará assim:

#repeat_type=ms3

Aqui resolveu totalmente o problema... Depois de fazer isso é só matar o
gpm (se ainda estiver rodando) e reiniciá-lo!

Se o problema não for esse, então não faço idéia do que poderia ser...
=(((

--

   ~     .''`.   ric cezar <ricdebian@ieg.com.br>
  °v°   : :'  :  http://www.ricdebian.hpg.com.br