Problemas com mouse

Boa noite povo...

estou com probleminhas :p
assim, quando configuro o xfree, seto as infos da placa de video, monitor e
cia..
so q quando entro em qualquer window manager, se eu meer o mouse o pc trva
por completo...
completo mesmo...dai sou obrigado a utilizar o recurso do usuario
(botao "reset")

isso nao eh muito legal...
pois ja tentei varias vezes...e chegou ate a seguinte situaçao de
aparentemente nao estar mais funcionando a porte com1 (depois de varias
tentativas e varias vezes travando, quando fui pro rwin o mouse nao
apareceu...) coloquei o mouse na com2 e ele funco certo no rwin...

as perguntas:

1- pq o sistema trava por completo, sem grava nada de log
2- pode ter "queimado" a porta serial? ahm, depois da com1 parar de funcar,
peguei um mouse ps2 e fiquei testando na mesma...ate acontecer oq? tb parar
de funcar no rwin, ou seja...tb pode estar "queimada"

alguem pode me ajudar referente a isso???

[]'s