RE: Debian GNU/Linux vs. FreeBSD

Olá,

> alguém poderia me explicar as principais diferenças entre o Linux
> e o FreeBSD?! Ontem debati com uns amigos sobre os 2 sistemas, eu
> defendendo o Debian GNU/Linux e eles o FreeBSD. Como ainda não
> tenho um conhecimento técnico *muito* grande eles me encheram de
> argumentos dizendo que o Free era mais rápido, robusto, etc ...
> Fiquei sem argumentos, porém nós concordamos que no quesito
> "Facilidade de uso" o Linux ganha do Free.
> Porém fiquei curioso, o Free é tão mais rápido (melhor) que o
> Linux?!

A maior vantagem do FreeBSD é a estabilidade.  O BSD é *muito* mais antigo
que o Linux, então já deu tempo de achar e consertar mais problemas.  Dizem
que o Diabo é esperto não porque é o Diabo, mas sim porque é velho... ;)

O FreeBSD é um pouco mais rápido do que o Linux em máquinas uniprocessadas,
mas não é muita coisa.  Em máquinas multiprocessadas, o Linux 2.4.x é mais
rápido.  O FreeBSD também é mais leve do que o Linux, e roda melhor em
máquinas com poucos recursos.  Um 386 com 8Mb RAM, por exemplo.

Além disso, a filosofia de desenvolvimento é diferente no BSD: eles abominam
qualquer tipo de jeitinho.  No Linux, os desenvolvedores têm mais pressa
para colocar novos recursos no Kernel, e isso as vezes causa problemas
sérios, como o fiasco do lançamento dos primeiros releases do kernel 2.4...

Eu uso os dois sistemas, cada um tem seus pontos fortes.  O BSD é mais
confiável para firewalls, por exemplo.  O Linux é muito melhor no desktop,
por exemplo.

	Alexandre