Re: Acentuação (Era: Pedido de ajuda)

Mario Olimpio de Menezes escreveu em Wed, 18 Sep 2002 13:30:53 +0200:

> não tenho mais o thread original aqui:

	Dica: news:gmane.org.  É o bicho!

> e esta sua mensagem não diz o que
> você colocou em cada variável/arquivo.

	Desculpe... segue:

/etc/locale.gen
de_CH ISO-8859-1
de_DE.UTF-8 UTF-8
en_GB.UTF-8 UTF-8
en_US.UTF-8 UTF-8
es_ES@euro ISO-8859-15
fr_CH ISO-8859-1
fr_FR.UTF-8 UTF-8
gl_ES@euro ISO-8859-15
it_CH ISO-8859-1
it_IT@euro ISO-8859-15
ja_JP.UTF-8 UTF-8
ko_KR.UTF-8 UTF-8
pt_BR ISO-8859-1
pt_PT@euro ISO-8859-15
ro_RO ISO-8859-2
zh_CN.UTF-8 UTF-8

	Isso foi gerado pelas minhas escolhas em dpkg-reconfigure locales.

/etc/environment
LANG=pt_BR

	Mas isso foi antes de eu ler o FocaLinux.  Então decidi usar o
dpkg-reconfigure locales para eliminar o default, o que limpou o
/etc/environment.

	Ainda de acordo com o FocaLinux, tentei usar o /etc/locale.def para
substituir o /etc/environment, mas piorou: nem as sessões de console nos
terminais virtuais são configuradas pelo /etc/locale.def.  Quanto a este
arquivo, tentei:

export LANGUAGE=pt_BR:pt_PT:gl_PT:gl_ES:es_ES:en_GB:en_US:fr_CH:fr_FR:C
export LANG=pt_BR

	Tentei também sem o export, somente com um valor em LANGUAGE, e também
copiando o FocaLinux.  Mudei o modo do arquivo para 775, e nada.
Procurei por documentação sobre o dito-cujo, e nada encontrei.

	Isso dito, ainda duvido que essas variáveis de ambiente consertem o
problema com o Mozilla.  Até porque o GDM2 as configura:

/etc $ locale
LANG=pt_BR.ISO-8859-1
LC_CTYPE="pt_BR.ISO-8859-1"
LC_NUMERIC="pt_BR.ISO-8859-1"
LC_TIME="pt_BR.ISO-8859-1"
LC_COLLATE="pt_BR.ISO-8859-1"
LC_MONETARY="pt_BR.ISO-8859-1"
LC_MESSAGES="pt_BR.ISO-8859-1"
LC_PAPER="pt_BR.ISO-8859-1"
LC_NAME="pt_BR.ISO-8859-1"
LC_ADDRESS="pt_BR.ISO-8859-1"
LC_TELEPHONE="pt_BR.ISO-8859-1"
LC_MEASUREMENT="pt_BR.ISO-8859-1"
LC_IDENTIFICATION="pt_BR.ISO-8859-1"
LC_ALL=
/etc $

> após colocar o pt_BR acima, regenerar os locales (locale-gen)

	Isso é refeito sempre que se roda dpkg-reconfigure, correto?

> não tenho .xmodmap  nem Xmodmap definido

	Idem.

> ou seja, minha configuração de
> acentuação vem das configurações acima, juntamente com as do Xserver:

	O meu XFree está praticamente idêntico:

Section "InputDevice"
	Identifier  "Generic Keyboard"
	Driver      "keyboard"
	Option      "CoreKeyboard"
	Option      "XkbRules" "xfree86"
	Option      "XkbModel" "pc101"
	Option      "XkbLayout" "us_intl"
EndSection

> estou utilizando o sarge (dist-upgrade a partir do woody recentemente).
> tudo funcionava tal qual hoje quando estava no woody.

	Eu estou na testing, e não funcionava nem no woody.

> meu windowmanager é o windowmaker; mas isto funciona em qualquer outro.

	Sawfish com Gnome.  Mas concordo que este detalhe é irrelevante --
espero!  Assim como deveria ser irrelevante que aqui vos falo de um iBook
com 128MB RAM, etc.

	Espero que estas informações ajudem alguém a ter um clique... ou devo
relatar como erro, ou procurar ajuda em alguma outra lista?

--
  _   Leandro Guimarães Faria Corsetti Dutra    +41 (21) 648 11 35
 / \  http://homepage.mac.com/leandrod/         +41 (21) 216 15 93