Placa de Som Creative Vibra 16 isa

Pessoal, Me corrijam se eu estiver errado!

Para configurar a placa de som ha tres maneira certo?

1. Usar os drivers do ALSA
2. Usar os drivers do sndconfig
3. Usar os drivers do kernel

Cheguei a esta conclusao fazendo o seguinte:

primeiro tentei diagnosticar a placa atraves do ALSA,
nao deu, na listagem de placas a minha nao aparecia.

Segundo tentei usar instmod e tambem nao deu.

Terceiro usei o sndconfig e o mesmo detectou a placa.
O que me estranha eh que o sndconfig eh uma ferramenta
do redhat.

Agora que o som esta funcionando quero saber se posso
remover o ALSA

obrigado

MAX TECO

AcessoBOL, só R$ 9,90! O menor preço do mercado!
Assine já! http://www.bol.com.br/acessobol