Re: ext3

r i c <ricdebian@ieg.com.br> writes:

> Gente, eu já ouvi falar muito do ext3, e cada hora eu ouço uma coisa. A
> última foi do kov, que falou que para ganhar performance o ext3 é bom.
> Eu sabia o contrário, que o ext3 diminuia a performance da máquina,
> porque precisava de muito mais processamento por causa do journaling.

Nao, o kov disse que o ext3 era bom para quem desligasse a maquina sem
usar o procedimento correto (shutdown, halt, ...).

> Bom, eu queria uma explicação sobre este sitema de arquivo... É vantagem
> usar? Se a máquina nõa for muito boa é melhor continuar com ext2? O que
> ele tem de novo?

O ext3 eh identico ao ext2 exeto pelo suporte ao journaling. O
desempenho eh um pouco menor que o 2 jah que faz mais coisas aa cada
transcao mas em contra partida eh mais seguro (mais consistente).

Existem outros sistemas de arquivos com journaling como o ReiserFS,
XFS, JFS, ...

De uma olhada neles.

[]s

--