Re: Linux facil para desktops

Olá!

Para falar a verdade, nem sei pq estou entrando nesta discussão. Achei
interessante dar uma "cutucada", mas não vou me demorar.

Trabalhando com hardware e desenvolvimento de software desde 87 já peguei
muita increnca pela frente. Nos últimos 5 anos acabei "me especializando" em
dar assessoria para escritórios, onde aprendi que a maioria dos problemas
está no despreparo das pessoas.

Geralmente, as pessoas fazem os "cursinhos" de informática e saem achando que
seguir uma listinha do tipo "para imprimir basta usar
Arquivo+imprimir+configurarimpressora+clicarnobotãoenter". Tem muita gente
que não consegue imprimir no Excel, por exemplo, por ter aprendido a imprimir
somente no word. Acham um absurdo? Não é. Tem muita secretária por aí
trabalhando com um caderninho onde todos os passos são anotados. No dia em
que tirarem o caderno delas, acaba todo o conhecimento.

Claro, isso não é só um comentário em vão. Decidi escrever porque tenho
passado algum tempo ensinando a amigos, "clientes" e para o pessoal no
escritório que eu trabalhava a aceitar que o windows não é tudo. Primeiro,
tirei a dependência deles do word com o staroffice (apesar de reclamarem do
ficheiro). O SO foi aceito pq coloquei-me à disposição deles para "traduzir"
os passos que eles usavam no word para o SO. Posso dizer que tenho um grupo
bom de usuários por conta disso.

Daí tirei que o que falta para a maioria dos usuários windows é treinamento.
Se vc der uma máquina e disser "aprenda a instalar linux e use este
computador" para o usuário ele não irá fazer nada. Se vc ensinar a trabalhar
com o desktop, a aceitação certamente será outra. Para mim, o usuário não
precisa saber nada da instalação e manutenção do linux, mas precisa dominar
os aplicativos que precisa para trabalhar. Posso até dar um exemplo: eu já
instalei várias distribuições e fiquei com a Debian, onde instalei a 2.2,
woody (testing) e agora a stable, mas, agora que estou trabalhando em uma
empresa de grande porte, onde a política da empresa nos proíbe de "fuçar" nas
máquinas, não consigo fazer nada além de usar os meus programas, pois eu não
tenho a senha do root. Quer dizer: enquanto usuário, nem adianta saber
instalar um webserver, por exemplo, pois eu não tenho direitos para isso (e
não adianta me dizer que eu posso burlar isso com um disquete de boot, porque
o problema é a norma que me proíbe fazer isso).

Para encerrar, posso colocar que não acho o openoffice tão incompatível assim
com o MSOffice. Toda esta discussão, incluindo sobre as fontes TrueType,
poderia estar encerrada se a microsoft e todas as outras poderosas olhassem
para este mercado. Se formos olhar bem, quem tem a obrigação de suportar as
nossas necessidades são eles, não nós.
Quanto às empresas não aceitarem o linux, posso dizer que todos os
empresários que tenho tido a oportunidade de conversar sobre informática têm
o desejo de mudar para linux o quanto antes (obviamente, não pq apóiam o
movimento SL, mas pq têm medo da ABES e precisam achar alternativas viáveis -
mas nenhum deles pensaria em linux se não estivessem convencidos da qualidade
dele).

Ah, tá. Mais uma coisa: minha esposa e meu filho mais velho, de quase 5 anos
usam linux a mais de um ano e nunca tive problemas com eles. Muito pelo
contrário, o Gabriel chega para mim e pede para usar o computador no "seu
linux", apesar de ter disponível a partição windows, que não tenho usado há
muito tempo.

Enfim, viva o software livre e uma salva de palmas aos desenvolvedores, como
o Gustavo, kov (de quem o Emerson fez questão de não dar a mínima para a
opinião), que nos deram a oportunidade de usar um sistema operacional como
este.

É isso.

Um abraço a todos.

THOMÉ.