Re: Drives Virtuais

On Mon, 02 Sep 2002 22:21:41 -0300
"Fabricio Scariott" <FScariot@ucs.br> wrote:

> Ola.
>
> No windows eu utilizo um software chamado Daemon Tools par criar ate 4
> drives virtuais, como tenho um hd grande fica facil, gero um ISO file do
> CD e depois e so montar a imagem em um dos drivers. Isso e bom pois o
> software e freeware tb. Agora gostaria de saber a respeito de algum
> software equivalente para linux? Pois este software nao possui uma versao
> para linux. E como estou tentando abolir o windows de minha vida nao
> gostaria de perder esta comodidade de nao ter q abrir o drive toda hora q
> preciso trocar de CD.

Use dispositivos de loop.

mount -o loop -t iso9660 /home/isos/imagem1.iso /mnt/cd1

ou entao

losetup /dev/loop[0-8] /home/isos/imagem1.iso
mount -t iso9660 /dev/loop[0-8] /mnt/cd1

Por default o kernel eh compilado com suporte a no maximo 8 dispositivos de
loop. Se precisar de mais que isso vah em /usr/src/linux/drivers/block, ou
aponte para o local onde voce instalou os fontes do kernel, e edite o
arquivo loop.c, procure pela linha:

static int max_loop = 8;

e substitua pelo valor que vc precisar. Dah pra montar uma pseudo jukebox
com isso :))).

--
+-[Fábio Brito d'Araújo e Oliveira]-+
|     Coordenador de Tecnologia     |