Boot no Lilo sempre deu problemas

Olá pessoal,
Enfrento um problema estranho que nunca vi em máquina nenhuma,
tenho um Compaq Presario 7463 (Desktop) que qualquer Linux que eu instalo que use o Lilo sempre dá o mesmo problema (atualmente uso o Debian Woody 3.0), o problema consiste em quando aparece a mensagem do Lilo para escolher o S.O. se eu escolho o Linux e dou enter ele dá a mensagem :

Block move error 0x0E

e volta para o menu, o único jeito de dar boot é ficar com o enter pressionado até aqueles pontos indicando a carga do Linux estiver razoavelmente avançado, parce que tem que "pegar no tranco" :-) , ai ocorre outro problema mas este é aleatório:
ele trava no meio da carga, isto é completamente probabilistico e ocorre em cerca de 30% dos boots, já observei isto acontecer com RedHat 6.2 (meu primeiro Linux), Conectiva 5, Debian Potato e agora com o Woody, cheguei a baixar os fontes do Lilo e alterá-lo e recompilá-lo (pra ignorar o erro que provoca a emissão da mensagem (era tudo em assembly e eu não entendi nada)), chegou a resolver o problema de "pegar no tranco" mas as travadas continuaram, o lilo.conf que eu uso tem todas as opções como lba32 que já me sugeriram a algum tempo atrás mas não resolve.
Este problema não ocorreu no Conectiva 7 pois este usava o Grub, por isso pergunto a vocês:

existe alguma solução "normal" para isto, isto é sem ter que alterar o código fonte dele ? (apesar que isto eu acho legal :-) )
Caso a resposta seja negativa, onde eu encontro um tutorial para instalar o Grub pois este eu nunca vi dar problemas ?

Valeu por qualquer ajuda

--
Flavio Alberto Lopes Soares
flavio@maqplas.com.br

MAQPLAS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MÁQUINAS LTDA.
www.maqplas.com.br
maqplas@maqplas.com.br