Re: [debian-br]CyberBlade XP Ai1

Em Qui 01 Ago 2002 23:09, Merlin escreveu:
> Ola!?

Olá!

> Estou com um probleminha, para ser mais exato estou com uma dificuldade!
> Tenho um NoteBook Toshiba - Satellite 1400 equipado com um adaptador
> de video CyberBlade XP Ai1.

Conheço...

> Instalei o Debian 3.0 Stable, mas este vem com
> o XFree86 4.1, mas esse adaptador de video soh eh suportado na versao
> 4.2.

Exatamente. Bem, primeiro, esta lista não é para perguntas e respostas e sim
para discussão sobre o projeto Debian-BR. Assine a lista
debian-user-portuguese, ok?

Mas, já que você está aqui, vou responder esta:

Você tem duas opções, uma é ler o documento 'Como usar o APT', do Kov, que
está em http://debian-br.cipsga.org.br na seção documentação e ver como ter
um sistema misto, pois o X 4.2 é experimental. Veja http://raw.no/x4.2/ para
uma lista de mirrors.
Segunda opção (e a qual eu recomendo, já que você está usando um sistema
estável) é utilizar o framebuffer. Você vai precisar deste suporte no Linux
(kernel). Se vc vê um pinguim no boot, já tem suporte. É só dar um
dpkg-reconfigure xserver-xfree86, escolher o driver fbdev e responder sim
quando ele te pergunta se quer utilizar o framebuffer. Ah, talvez só funcione
em 16bits de cores.

Boa sorte!

--
Raphael D. Pereira - DephiNit