partidarização do software livre

Olá pessoal!

Tentarei manter o assunto "on-topic".

Partidos x Software Livre. Partidos defendem causas, idéias sobre como deve ser tratada a coisa pública (república vem do latim "res publica" que significa coisa pública). Se algum partido detectar na proposta do SL uma causa que deve ser defendida, que a defenda. O eleitor decidirá se concorda ou não, votando ou não naquele partido.

O governo do RS, atualmente exercido por membros do PT, apóia a causa do SL, por distintas razões. Qualidade, relação custo-benefício, retorno social, uma porção de coisas. Pergunto: isto partidariza a causa? Não. Isto associa o PT à causa do SL? Sim. Isto é ruim para alguém? Sim, para aqueles que querem evitar a discussão política, em minha opinião necessária, sobre a utilização de SL na máquina pública. Ter o PT ou qualquer outro partido defendendo a adoção de SL me parece uma coisa boa (e acho que ninguém aqui discordou disto).

Minha opinião sobre o MST, sua legitimidade, o suposto apoio do PT, não irei comentar, pois me parece "off-topic". Sobre ensinar Debian/GNULinux para o pessoal do MST? Por que não? Porque "pega mal"? Não é necessário concordar com os meios e fins do MST para ensinar as pessoas que dele fazem parte a usar ferramentas Debian/GNULinux. Ou será? As pessoas estão acima de movimentos e ainda que, talvez, movimentos não valham a pena, as pessoas valem.

Ah, e por fim, um ofitopiczinho (observem que não tem o "u" :=) ): falaram mal do Olívio Dutra. Votei nele e aprovo a maioria (não todas) as suas ações de governo. Posso conviver (leia-se dialogar) perfeitamente com quem 1) não pensa assim e 2) expressa sua divergência de modo elegante e civilizado (ainda que firme!). Não posso conviver com quem não satisfaz a segunda condição. Nada que não possa ser resolvido com uma regra no procmail :=).

Um abraço cordial a todos,

inté + v

--
Marcio Teixeira
Usuário "tchê" Linux

"A vida é como uma boa prova escolar: é curta, com múltiplas escolhas."

O "world" não é o Word. Uso LaTeX: viva o código aberto!