Re: Off Topic: I Curso de Informatica do MST

Não queria entrar nisso, mas como muitos aqui já manifestaram a atitude burra (mas compreensível) de "não me envolva em políticas", acho melhor comentar algo para que não fique registrado como ponto pacífico de que nossa comunidade em média pensa o mesmo (especialmente os comentários infelizes flamejantes sobre o cenário político brasileiro atual).

Leandro Ferreira wrote:
Tudo bem, mas isso que vc comenta não fui eu que escrevi. Olhe bem, a parte do FDP e do Gabeira não é minha.

> Vc comentou a opinião de outro colega da lista que respondeu a minha mensagem
> original.
>
> Eu não quis ser ofensivo nesse nível. ;-)
>
> Leandro Ferreira.

Ok, aqueles comentários com os termos mais inapropriados e indesculpáveis no contexto não. Mas veja os seguintes:

"Já basta as assembléias de estudante no tempo da universidade e aquele monte de bandeiras vermelhas metidas no DCE, DA, etc."

"Não tenho partido político. Não sou de esquerda, direita ou o que seja.
Apenas quero viver, trabalhar, produzir, criar a minha família, etc.
Estou de saco cheio de políticos, ideologias, representantes, sindicalistas,
movimentos populares, etc."

Isso pra não falar do FUD em torno do MST que você papagaiou depois...

Como bem lembrou o Cláudio Max não podemos nos omitir, mesmo que o cenário seja tão desanimador como hoje. Mas claro, como bem lembrado pelo kov, os projetos de Software Livre em si e os grupos de usuários, *não* devem estar ligados diretamente a organizações políticas, muito embora os objetivos do Software Livre sem dúvida se encaixam melhor com algumas tendências políticas conhecidas, então é natural a aproximação.

Quanto a sua pergunta "Isso é democracia?" só peço que você se pergunte sobre se isto que estavamos vivendo no mundo ocidental hoje é democracia. Tudo dirigido pelo poder financeiro, todas as relações monetarizadas, democracia de fachada, o verdadeiro poder é do capital especulativo multinacional. O quadro é mais grave ainda quando observamos as consequências dessa ditatura do capital especulativo, a educação foi pro brejo há tempos, o potencial transformador da arte está maquiavelicamente domesticado (a contra-cultura foi absorvida pela cultura de massa) e valores insensivelmente antisociais foram impostos mundo afora.

Não, definitivamente não é esse mundo que nós queremos.

E quando nós usamos software livre, e principalmente quando damos nossa contribuição, já estamos alterando esse quadro :-) Mesmo que de imediato você possa repudiar a idéia, sim, você está tendo uma atitude política, nós estamos :-)

Abraços,

Luis Alberto.

--
Luis Alberto Garcia Cipriano
Músico, Programador e Tradutor voluntário