Re: [Longo (e filosofico)]Re: Pine e licenças (era: Re: DNS primário de secundá rio!!! Da prajuntar os dois numa maquina =?iso-8859-1?q?s=F3=3F=3F=3F?

* Leonardo Menezes Vaz (lmvaz@zaz.com.br) wrote:

>   É verdade Pablo, mas já parasse para pensar o motivo pelo qual as
>   pessoas usam ele? ;)

[corta]

Amigos,

Nao vou quotar o e-mail todo, apenas pegarei este gancho para expor
meu ponto de vista.

Enquanto neste e-mail o Pablo defende sempre uma alternativa ao programa
nao-livre nos moldes da DFSG, eu fico pensando em que termos eu posso me
colocar.

Quem me acompanha aqui sabe que vez por outra entro nestas threads de
software livre X software nao-livre. E sempre digo que nao sou contra o
aparecimento de software nao-livre em ambientes livres. Acho que este
aparecimento de pessoas querendo fazer programas para plataformas livres
pensando em VENDE-LO SEM o codigo e um atestado de que a plataforma
livre e uma alternativa de mercado para as empresas em geral, e nao uma
bandeira de revoltados contra o capitalismo ou um simples objeto
academico de estudo.

Gosto de citar o exemplo da impressao no linux. COMPREI a licenca do
Turboprint por 19 euros, sendo somente a licenca de uso, sem codigo ou
qualquer outra coisa. Fiz isso por nao conseguir um alternativa no
mundo do software livre que me permitisse imprimir em minha jato de
tinta HP 840 em modo economico com uma qualidade razoavel. Usava o apsfilter
(desde os tempos de slack) e passei a testar tudo o que me sugeriam. O
melhor resultado que tive foi com o apsfilter mesmo, que imprime
perfeito em modo normal (300x300 dpi), mas se reduzir para modo
economico(180x180 dpi) a qualidade fica sofrivel. E a minha maior
decepcao foi com o badalado cups, que nao imprime bem nem no modo
normal (300 X 300), e nao tem a opcao de modo economico (180 X 180).

Conheci o Turboprint desde as versoes beta, e consigo imprimir com
qualidade em modo economico, sendo que o desempenho e maior que no
windows com o software do fabricante, que possibilita em modo economico
a impressao de 8 paginas por minuto de texto simples, enquanto com o
Turboprint no linux ela imprime 10 paginas por minuto.

Mesmo sendo um professor de portugues, nao sou tao ruim assim de matematica,
e vi que estava jogando dinheiro fora com a impressora, pelo fato de
cada cartucho de tinta preta custar 119 reais e o colorido 129.
Portanto, ao pagar os 19 euros no Turboprint e ter no meu sistema livre
um programa nao-livre, fico absurdado ao ler  "Vc pode usar pine a vida
inteira e naum perceber que isso eh prejudicial para a comunidade do
software livre como um todo." (copiado e colado do e-mail quotado), pois
se sou eu quem compra os cartuchos de minha impressora e nao encontro no
mundo livre uma forma de obter economia, eu vou sim COMPRAR um programa
proprietario que possibilite isso! Ha que se ressaltar o fato de eu
ser um mero dependente neste processo, pois nao sou programador para me
juntar aos desenvolvedores para produzir a solucao livre para impressao
em modo economico. Isso nao esta na minha alcada, nao e o caso de eu ter
uma alternativa livre e preferir uma nao livre, pois o cups nao tem
qualidade de impressao aceitavel para minha impressora, e o apsfilter so
a tem em modo normal, nao permitindo economia.

Entao, vou continuar usando um programa nao-livre em meu suistema livre,
e vou dormir tranquilo, com a certeza de nao estar prejudicando a
comunidade open-source e de nao estar jogando o meu dinheiro fora por nao
adimitir um programa nao-livre no meu ambiente.

Uma informacao final: em 2 anos de apsfilter, cups, magicfilter e
printtool comprei 6 cartuchos de tinta preta e 2 a cores para a
impressora, e em 1 ano de Turboprint gastei os 19 euros com a
licensa (que so foi paga uma vez, na aquisicao) e 1 cartucho de tinta
preta, o colorido ainda esta na metade. Os 19 euros pelo programa eu so
paguei porque eu quis ter suporte a impressao em papeis especiais, como
trasparencias que uso muito em minhas aulas de semiotica, pois a versao
GRATUITA dele permite seu uso diario perfeitamente.

[]'s

--
Márcio de Araújo Benedito - china@pbh.gov.br
Empresa de Informática e Informação do Município

Frase da Vez:

"Dinheiro é muito bom, mesmo quando é ruim"
                                          Titãs