Re: upgrade, howto??

Oi,

[snip]

> como fazer para ter-se um upgrade de versão *integral* da distribuição??
>   Gostei muito do apt-get update mas (pelo menos vi assim) o upgrade não
> funcionou como, por exemplo, os dos *BSD's, que levam você de uma versão
> para a seguinte, sem dor.
>
> existe algum 'paper' ou receita ou site sôbre o assunto??

Oficialmente, o parâmetro dist-upgrade do comando apt-get faria o
trabalho. No entanto, existe uma discussão atualmente na debian-devel
sobre recomendar o uso de apt-get dist-upgrade para atualização completa
da distribuição, uma vez que o apt ainda não honra Recommends e
Suggests, o que outros frontends mais complexos (como o dselect) fazem.

O mantenedor do apt se recusa a implementar tal característica e,
pessoalmente, não acho que isso deva ser implementado até o lançamento
do Woody. Estamos muito perto do lançamento e introduzir uma mudança tão
grande nesse estágio pode levar a mais problemas do que soluções.

Minha experiência pessoal fazendo diversos testes de atualização mostra
que você obtém melhores resultados atualizando os pacotes apt e dpkg
antes de iniciar um dist-upgrade com o apt.

Lembre-se que o Woody ainda não é uma versão estável, portanto, você
ainda estará sujeito a problemas no caso de uma atualização de
distribuição.

Existe uma discussão também sobre usar o aptitude como substituto do
dselect na instalação. Suporte para isso chegou a ser implementado pelo
Joey Hess no pacote base-config, mas depois a idéia foi abandonada, pois
chegou-se a conclusão de que mudanças dessa grandeza no momento não são
muito confiáveis e sujeitas a erros (estamos em freeze). Isso acabou
ficando para o Woody+1, junto com a implementação do debian-installer
como substituto dos atuais boot-floppies.

||  Andre Luis Lopes                   andrelop@ig.com.br               ||
||  Debian-BR Project                  http://debian-br.cipsga.org.br   ||
||  Personal Web Site                  http://www.utah.com.br/~andrelop ||
||  Public GPG KeyID                   9D1B82F6                         ||
||  Keyserver                          wwwkeys.eu.pgp.net               ||