versões de pacotes, críticas à Debian, aceitando sugestões...

Vitor,

 >   migrei para a distribuição Debian GNU/Linux há cerca de dois
 > meses e a primeira impressão foi muito boa. É realmente um
 > distribuição muito concisa, simples de usar, de manter e possui
 > aquele incrível sistema de gerencitamento de pacotes, o apt.

Realmente, eh uma distribuicao que realmente eh facil de manter. Unica
coisa, o sistema de gerenciamento de pacotes nao eh apt, apt eh um
cliente para o sistema de pacotes como prova disso, a Conectiva
adicionou no apt-get o suporte para RPM.

Na verdade o sistema de pacotes eh o dpkg (Debian Package) que usa os
arquivos .deb

 >  Passado esse tempo eu tentei recompilar o último kernel da série
 > 2.4, ...

Para usar o kernel 2.4 no potato, voce precisa atualizar varios
pacotes. Existem um repositorio que possibilita isso que eh:

  deb http://www.fs.tum.de/~bunk/debian potato main

Para voce utiliza-lo, basta adiciona-lo no seu /etc/sources.list e
rodar:

  $: apt-get update && apt-get dist-upgrade -u

 >  Mais recentemente, exclusivamente por uma necessidade acadêmica,
 > precisei instalar o Kylix 2 - Open Edition e me deparei com o
 > problema de versões muito antigas de pacotes. O que eu fiz foi
 > substituir apenas a glibc6 pela versão disponibilizada na unstable,
 > sem fazer a atualização do sistema; resultado: funcionou. Mas
 > quando eu retornei à versão original da glibc6 o Kylix parou de
 > funcionar.

O Kylix depende de versoes mais recentes da glibc6 por isso quando
voce colocou a versao original do Potato, ele parou de funcionar.

 >  A história toda foi só para ilustrar o meu drama: necessidade de
 > compilar aplicativos que precisam de versões recentes de
 > bibliotecas e outros pacotes e o desejo de utilizar um sistema
 > totalmente livre.  A minha dúvida é, o que os usuários mais
 > experientes dessa excelente distribuição fazem quando precisam de
 > versões recentes de pacotes não suportados pela stable?

Bom, existe o que eh chamado de Backport de pacotes, para isso voce
precisa (basicamente) eh compilar o pacote no sistema. Nao acho que
seja uma boa solucao para voce jah que existem varias dependencias e
essas teriam de ser recompiladas tambem.

Para sua necessidade, acho que seria melhor voce atualizar seu sistema
para o Woody jah que nele existem os pacotes atualizados que voce
precisa.

Em http://debian-br.cipsga.org.br existe um documento que descreve
como fazer a atualizacao do potato para o woody.

Voce encontra esses e outros documentos na sessao 'Suporte'.

Bom, acho que eh isso... qualquer coisa, eh soh falar ;)

[]s
Otavio

--
        O T A V I O    S A L V A D O R