versões de pacotes, críticas à Debian, aceitando sugestões...

  Saudações a todos,
  migrei para a distribuição Debian GNU/Linux há cerca de dois meses e a
primeira impressão foi muito boa. É realmente um distribuição muito
concisa, simples de usar, de manter e possui aquele incrível sistema de
gerencitamento de pacotes, o apt.
 Passado esse tempo eu tentei recompilar o último kernel da série 2.4,
porém verifiquei que as versões do gcc, make, libc não eram aquelas
necessárias para que essa tarefa pudesse ser completada. Como eu sei que
as versões mais recentes são mantidas em formato .deb na distribuição
unstable eu corri atrás delas. A atualização do sistema foi toda feita em
cima da versão unstable e eu verifiquei que várias partes do mesmo
deixaram de funcionar, por exemplo o meu X. Para corrigir o problema foi
necessário proceder uma nova instalação.
 Mais recentemente, exclusivamente por uma necessidade acadêmica, precisei
instalar o Kylix 2 - Open Edition e me deparei com o problema de versões
muito antigas de pacotes. O que eu fiz foi substituir apenas a glibc6 pela
versão disponibilizada na unstable, sem fazer a atualização do sistema;
resultado: funcionou. Mas quando eu retornei à versão original da glibc6 o Kylix
parou de funcionar.
 A história toda foi só para ilustrar o meu drama: necessidade de compilar
aplicativos que precisam de versões recentes de bibliotecas e outros
pacotes e o desejo de utilizar um sistema totalmente livre.
 A minha dúvida é, o que os usuários mais experientes dessa excelente
distribuição fazem quando precisam de versões recentes de pacotes não
suportados pela stable?

  Agradeço antecipadamente,
    --vitor