Re: Swap (Dobro da RAM ??)

Na verdade essa regra data do fim da década de 70 em que as
restrições de memória eram bem maiores...

Um estudo da época determinou que por mais que um processo fosse
paginado para disco (swap) 1/3 do processo permanecia em RAM
e 2/3 dele eram paginados, como não seria possível ter mais
processos executando do que o limite imposto pela RAM a
regra, na verdade, dizia: O swap deve ser no máximo 2x o tamanho
da RAM ou então você sempre teria swap sem uso desperdiçando espaço
em disco.

Mas isso só era verdade naquele determinado momento, com aquele
determinado Unix. Não existe uma "regra de ouro" para a alocação
de espaço de swap, vai da experiência do administrador saber
alocar um tamanho adequado à máquina, ao sistema operacional
e ao uso que ela terá.