Re: Swap (Dobro da RAM ??)

Allan Douglas <allan_douglas@gmx.net> writes:

> Ola,

> Essa é uma coisa que eu sempre leio por ai mas q eu nunca consegui entender. Quanto mais ram vc tem mais swap vc deve colocar ? Isso nao ta errado ? Deveria ser o contrario: quanto mais ram vc tem menos swap vc deve colocar. A swap nao tem q ser diretamente proporcional à RAM (quanto mais RAM mais swap), ela tem q ser inversamente proporcional (quanto mais RAM menos swap), certo ? Ou eu to maluco ?

Não sei :=).

Eu entendo que se trata de uma regra baseada no seguinte: se você tem
4M de ram, certamente usarás programas mais "leves" do que se você
tivesse 40M, certo? Assim, precisarás de menos swap se tiveres 4M de
ram do que se tiveres 40M. O pressuposto da regra, tal como eu a entendo,
é que a quantidade de memória RAM é um indicativo da possível carga do
sistema. Portanto, capaz de indicar um tamanho razoável de swap.

Para otimizar o tamanho da partição de troca, entretanto, é preciso
considerar uma porção de variáveis que a maioria dos usuário não
sabe (nem pode saber na hora da instalação, por vezes). Assim, a regra
serve para evitar absurdos.

té+v