Gravando em RAW

Galera,

Sempre gravei meu arquivos-imagem das distros (formato iso) através do
cdrecord, com o seguinte comando:
cdrecord -v speed=8 dev=0,0,0 -data imagem.iso

Só que baixei o Debian em português, que vem com a extensão 'raw'.

Eu posso gravar da mesma forma, ou essa extensão exige um outro programa
para gravá-la?

E, também, claro, gostaria que alguém me explicasse quanl a vantagem
e/ou desvantagem de um arquivo-imagem possuir uma extensão 'iso' ou
'raw'. E por que a comunidade Debian optou pelo raw.

Obrigado,

Sergio