Re: Debian? Por que?

"Felipe" <felipe_fsf@terra.com.br> writes:

> Mas o conectiva também não tem apt? Qual é o problema do apt do conectiva?
> (eu estou perguntando, não dizendo que o apt do conectiva é bom, é uma
> dúvida porque eu *nunca* usei conectiva)

Bom Felipe.

Vou tentar lhe explicar da maneira mais simples possivel. Basicamente,
o APT eh uma biblioteca para desenvolvimento de gerenciadores de
pacotes. As ferramentas que seguidamente utilizamos (apt-get,
apt-cache, ...) utilizam essa biblioteca.

Sim a Conectiva tem o APT e o que ela fez for porta-lo para usar outro
tipo de pacote que neste caso eh o RPM.

A maior diferenca nao eh no APT. Basicamente o APT eh o mesmo tanto no
Debian quanto no Conectiva (a versao que o Conectiva usa, se nao me
engano, eh mais antiga e suporta menos funcionalidades) e sim entre o
DPKG e o RPM.

O DPKG, diferente do RPM, foi projetado desde sua origem para ter
controle de dependencias, e fazer basicamente tudo que faz hoje. O APT
usar o DPKG eh uma coisa razoavelmente simples enquanto o mesmo nao
ocorre quando tenta-se usar com o RPM que nao foi pensado para isso.

Fazendo uma comparacao meio ridicula, eh como voce se perguntar: O que
eh melhor para andar no barro, uma camionete 4x4 ou um carro de
passeio?

Basicamente voce consegue fazer o mesmo com os 2 mas com o primeiro
voce estah mais seguro, a suspensao foi pensada para esse uso e tal.

Nao sei se consegui ser claro.

[]s

--
        O T A V I O    S A L V A D O R